Por Lugares Incríveis | Jennifer Niver

  • 5/23/2020 08:53:00 PM
  • By Pastel Escritor
  • 0 Comments

Antes de começar a dizer o que essa história representou para mim, é preciso deixar claro que essa resenha pode conter spoilers e gatilhos, levando em conta que fala sobre temas como transtornos psicológicos e suicídio. Venho também trazer um paralelo entre o livro escrito por Jennifer Niver e a adaptação cinematográfica produzida pela Netflix

Por Lugares Incríveis não é nem de longe um livro fácil, apesar de a escrita ser bem fluida e ter uma quantidade de páginas relativamente baixa, ele tem uma carga que pode nos deixar atordoados e pensativos sobre o real sentido da vida por um tempo.

Aqui passamos a conhecer um pouco da história de Violet e Theodore, que estudam desde sempre na mesma escola, até que um dia suas histórias se cruzam quando ambos se encontram no topo do prédio da escola com a intenção de desistir daquilo que vinha os causando sofrimento.



Logo no início do livro conhecemos a história de Violet, uma adolescente que tinha seu grupo e era muito popular, e possuía um blog onde escrevia opiniões sobre diversos assuntos com sua irmã. Após um acidente de carro onde ela estava presente, sua irmã perdeu a vida e a jovem passou viver de uma forma completamente nova, de certa forma se culpando pelo acontecido.

Já Theodore Finch é um jovem inconsequente, chamado de aberração e pouco compreendido pelos colegas, conhecido por seus sumiços repentinos e comportamentos inapropriados, acaba se aproximando de Violet após o acontecido na torre, se oferecendo para fazer um trabalho de geografia junto com ela. Trabalho esse que consistia em fazer um tour por indiana, para descrever os lugares a partir de suas percepções e interações com esse ambiente.


Preciso confessar que no começo achei o Finch um personagem um pouco chato e invasivo, mas o ponto positivo de o livro ser narrado pelos dois personagens nos dá um bom panorama e compreensão sobre o que faz o personagem agir dessa forma. O que foi um pequeno problema para mim quando fui assistir a adaptação da Neflix, nela percebemos somente a visão da Violet, o que pode fazer com que algumas das ações e decisões do Finch pareçam muito superficiais, entretanto, preciso dizer que o livro nos apresenta um personagem complexo, com grandes questões e problemáticas que marcam a pessoa de uma forma complexa e dolorosa. 



Essa aqui não é uma história arrebatadora sobre amor e sobre mudar o outro com um final feliz, é sobre luto e a morte em vida, é sobre como reaprender e valorizar pequenos momentos. Resignificar lugares e sentimentos, de forma que estejamos prontos para o que nos aguarda.

A vida é feita de momentos felizes e tristes, para que consigamos seguir de forma equilibrada é preciso que tudo esteja no lugar certo. Mas quem foi que disse que essa é uma coisa fácil de ser alcançada? Essa história é delicada, nos mostra como podemos ser frágeis e como em diversos momentos é necessário olhar para o outro, perguntar como está, e como formar laços nos torna mais fortes e presentes, nos conforta quando necessário.


You Might Also Like

0 comentários