PODCAST TERERÉ PYTÃ BASEADO NAS OBRAS LITERÁRIAS DO AUTOR SUL-MATO-GROSSENSE HENRIQUE PIMENTA

  • 2/18/2022 07:17:00 PM
  • By Pastel Escritor
  • 0 Comments


No dia 25 de fevereiro de 2022 será lançado nas plataformas digitais - spotify, deezer e youtube - o  podcast Tereré Pytã, cujo objetivo é apresentar, em formato de radionovela, as adaptações de três contos do autor sul-mato-grossense Henrique Pimenta. 


Os contos escolhidos para serem adaptados foram Maria e as Políticas, A Natureza da Solidão e Uma gatinha branca. Na sequência de cada capítulo serão disponibilizados episódios de discussão com a equipe e alguns convidados para deixar a experiência ainda mais imersiva e, quem sabe, didática para os ouvintes. 


Antes de continuarmos, você sabe o que é uma radionovela? Ela pode ser descrita como um tipo de drama radiofônico, nascida da dramatização do gênero literário “novela”, produzida e divulgada em rádio, principalmente aqui na América Latina.


Nesse podcast, nós utilizamos esse conceito de dramatização em áudio, produzindo algo hoje chamado de audiodrama. Fazemos uma teatralização voltada para a escuta, onde os ouvintes compreendem a história apenas pelo som. 


Dentre os temas que serão abordados discutiremos as questões indígenas, racismo indígena, machismo, feminicídio, tráfico de órgãos, fanatismo religioso, extremismo, luto violência física, violência psicológica, entre outros.


Um dos intuitos do projeto é valorizar a literatura e a cultura sul-mato-grossense, já que, no ano de 2020 e 2021, produzimos um curta-metragem que retratou como é a leitura dentro do Mato Grosso do Sul. Com isso, pudemos perceber quão desvalorizada é a nossa literatura; os autores que aqui habitam não são conhecidos dentro do próprio estado. Dentro do processo de divulgação do curta-metragem, divulgamos diversos autores do estado, e você pode conferir todos eles na guia “Literatura do MS” disponível no nosso blog e também no nosso Instagram. 


Com o podcast, nos veio a oportunidade de explorar em forma de podcast a obra de um deles: o autor Henrique Pimenta, premiado pelo Prêmio Guavira, 2017, melhor livro de contos. E o Prêmio Leia, 2020. Os dois para o livro "Ele adora a desgraça azul".


Henrique Pimenta



Programação: 

25/02 - Introdução

04/03 - Radionovela 1 e Discussão 

11/03 - Radionovela 2 e Discussão

18/03 - Radionovela 3 e Discussão

 

Esse projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc, do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, contemplado no edital do município de Dourados - Mato Grosso do Sul. Trabalhamos em parceria com o estúdio Darkside Art Gallery.


O podcast não é recomendado para menores de 14 anos.  


Intagram: https://www.instagram.com/pastelescritor_/?hl=pt-br

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC6MGd7Ash3C9mssR_WNLVtw



You Might Also Like

0 comentários