Essa Gente | Chico Buarque

  • 4/12/2020 08:28:00 PM
  • By Pastel Escritor
  • 1 Comments

Se as composições musicais de Chico Buarque já me surpreendiam e inspiravam profundamente, esse livro serviu apenas para confirmar o que eu já sabia: o senhor Francisco é um gênio quando se trata de lidar com palavras.


Mesmo que esse não seja o primeiro livro do Chico, foi o primeiro ao qual eu tive contato. Depois de alguns bons meses de ressaca literária, sem conseguir terminar nenhum livro, Essa Gente surgiu para me empurrar de volta ao mundo literário, me fazendo devorar as palavras em menos de dois dias. Era Janeiro, férias, e eu já havia tentado começar três livros, mas só esse foi capaz de despertar o espírito literário em mim.

A história do escritor Manuel Duarte, um personagem realista e palpável, faz com que mergulhemos no Brasil dos anos 2016-2019; há anos sem publicar um livro, o escritor se vê endividado, divorciado e sem muitas perspectivas. A história discorre sobre a produção do seu novo romance: a metalinguagem presente é ainda mais instigante, pois queremos saber mais sobre as duas histórias: a de Duarte e aquela que ele escreve.

A gente quer ter voz ativa

No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá
Roda Viva


As críticas ao cenário político conturbado vividos nesses anos são precisas, claras: embora nem sempre sejam diretas, é fácil encontrar a crítica nas entrelinhas. É muito fácil se identificar com Duarte - pelo momento em que ele vive -, assim como também é muito fácil odiá-lo por suas ações. Ele é um personagem real, que comete diversos erros, e isso quebra a jornada do herói ao qual estamos habituados. Duarte não é perfeito - muito pelo contrário.

O final do livro é daqueles que você quer esganar o autor; que você dá até uma checada pra ter certeza de que não estão faltando algumas páginas na sua edição. Até você entender que a vida é assim mesmo, inconclusiva, você já passou dias refletindo sobre o livro e recomendando ele pra todo mundo. Porque esse é, sim, um daqueles livros que todo mundo deveria ler.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Esse trechinho da música me deixou nostálgica hehe. Não conhecia esse livro, mas só por envolver Chico Buarque eu tenho certeza que deve ser algo profundo! Fiquei curiosa <3

    ResponderExcluir