O olho mais azul | Toni Morrison
- 4/13/2020 09:00:00 PM
- By Pastel Escritor
- 0 Comments
EstaéacasaéverdeebrancatemumaportavermelhaémuitobonitaestaéafamÃliaamãeopaidickejanemoramnacasabrancaeverdeelessãomuitofelizesvejaajaneelaestádevestidovermelhoelaquerbrincarquemvaibrincarcomjane
Sabe aquele livro que você recebe, não lê na hora e depois, quando finalmente resolve lê-lo, você fica: como eu pude enrolar esse tempo todo pra ler essa obra-prima? Essa foi minha relação com O Olho Mais Azul. O livro foi o enviado de Março de 2019 da TAG Curadoria, e eu resolvi lê-lo só em fevereiro de 2020. A verdade é que me arrependi amargamente de não tê-lo lido na época em que o recebi.
O Olho Mais Azul trata de um assunto importante, de forma realista e dolorida. As facetas do racismo são escancaradas nessa história de múltiplos narradores: conhecemos a história de Pecola pelos olhos de diversos personagens, que de alguma forma fazem ou fizeram parte de sua vida.
Nossa inocência e nossa fé não foram mais produtivas do que a luxúria ou o desespero dele. O que está claro agora é que, de toda a nossa esperança, do medo, luxúria,
amor e pesar, não resta nada além de Pecola e da terra improdutiva.
— O Olho Mais Azul
Toni Morrison faz transcorrer em seus parágrafos os mais diversos sentimentos. Amor, raiva, ódio, nojo... Personagens tão reais ao ponto de não saber o que achar sobre eles. Há momentos em que a história te dá tanta raiva, e ao mesmo tempo traz uma compreensão profunda acerca de como a vida é. Mesmo se passando nos anos 40, o livro mostra o preconceito racial que é vivido e vÃvido até hoje.
O mimo dessa edição foi esse case para livros |
Fortemente recomendo que, se possÃvel, todos leiam O Olho Mais Azul. É um livro absolutamente necessário e importante. Embora seja muito pesado, essa densidade é necessária para que entendamos o que é o racismo e como ele se apresenta.
0 comentários