A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes | Suzanne Collins

  • 8/27/2020 03:44:00 PM
  • By Pastel Escritor
  • 2 Comments

Preciso confessar uma coisa: logo que esse livro saiu eu acabei lendo/escutando muitas críticas ruins relacionadas a ele, o que me fez esperar um tempinho desde o seu lançamento para tomar coragem e começar a ler. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes vem com um objetivo: nos apresentar o Coriolanus Snow com seus 18 anos e nos dar um vislumbre do que o fez ser o presidente da Capital tão temido por todos. 

Em um cenário 10 anos após os anos sombrios quando a Capital e os Distritos entraram em guerra nos conhecemos o jovem Snow, que está para se formar na academia onde estuda. Logo no começo descobrimos que a família dele foi a falência depois da guerra e o seu nome era o que o mantinha nos círculos sociais da alta sociedade de Panem.


Comecei a ler sem expectativas e não posso negar que gostei muito da leitura e de todo o desenvolvimento da história. Nós temos uma carga moral e política muito forte e a todo momento conseguimos ver o Snow em dúvida sobre o que é certo ou errado como se isso interferisse na vida dos outros, sendo que em grande parte do tempo ele acaba sendo muito egoísta. 

A verdade, enfim. Mentirosos não me servem de nada. O que são mentiras além de tentativas de esconder algum tipo de fraqueza?

O livro se divide em 3 grandes partes: na primeira conhecemos um pouco mais o Snow e do funcionamento dos Jogos Vorazes. Na segunda presenciamos 10ª edição dos jogos, onde os alunos da academia são mentores dos tributos dos jogos naquele ano levanto um clima totalmente diferente para o mesmo. Na terceira parte temos o desenrolar dos acontecimentos da arena na vida do Snow e a forma como ele passa a lidar com essas decisões que mudam ainda mais o seu olhar sobre o mundo e as suas decisões.  


Em alguns momentos eu senti a humanidade do Coryo, em alguns momentos a empatia por algumas de suas atitudes bateu tão forte que foi uma experiência e tanto. Dois personagens nessa história conquistaram meu coração: Lacy Gray e Sejanus e todas as suas peculiaridades mexeram muito comigo, torcendo para que seus destinos tivessem um fim justo.

Lucy é a selecionada do distrito 12 e será o tributo do Coriolanus nos Jogos, toda a relação dela e o desenvolvimento junto ao nosso protagonista em alguns momentos me deixou levemente comovida (e preocupada). Toda a luta contra aquele jogo que leva somente a um lugar. Sobreviver e salvar a si mesmo. 

Já Sejanus deixa claro a todo segundo que não queria estar ali, como um rapaz do Distrito 2 que vive na capital por conta da riqueza de seu pai ele só quer que os jogos e as  mortes desnecessárias cheguem logo ao fim.

Pois a vida, afinal de contas, se resume a uma constante espera por algo mais, e não tem nada a ver com o que estamos fazendo, e a morte é a única certeza que podemos esperar.


 

Pra quem é fã de Jogos Vorazes, seja da trilogia ou dos filmes (que por sinal eu amo) esse livro nos remete a muitas coisas como as canções, o ódio do Snow com relação ao distrito 12 e ao 13 também. O surgimento dos tordos e dos gaios tagarelas, a forma como foram criados e abandonados no pós-guerra. 

Nós temos a história de um primeiro amor e o que o move (ou não), apostas e propostas que surgem despretensiosamente se tornando grandes demais para que sejam controladas. É um livro que fala sobre política, jogos de poder, ações movidas por interesses nem sempre ético.

Você vem, você vem 

Para árvore

Onde eles enforcaram um homem que dizem que matou três.

 Coisas estranhas aconteceram aqui

Não mais estranho seria se a gente se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca. 


Link na amazon: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes 

You Might Also Like

2 comentários